top of page
Buscar
Marcos Moura

Projeto cultural realiza diagnóstico do consumo e acesso a cultura em Itaboraí e São Gonçalo

Você reclama que na sua cidade não tem nada, reclama que o governo não investe, não apoia. Reclama da criminalidade, da falta de lazer e entretenimento.


Os questionamentos e as reivindicações legítimas da população muitas vezes são ignorados pelo poder público, porém essa demanda chamou a atenção do produtor Marcos Moura, fundador do Coletivo Ponte Cultural.


Mediante a possibilidade de estudos sobre o consumo e acesso cultural da população de Itaboraí e São Gonçalo, a equipe do projeto cultural iniciou uma pesquisa, a fim de diagnosticar as demandas.


O conceito central desse estudo será o de referencial, próprio para a análise de políticas públicas no âmbito cultural de cada cidade.


O fundador do Coletivo Ponte Cultural, informou que o objetivo da pesquisa é saber da população o que realmente pode-se construir em curto prazo para atender o setor cultural, além de solicitar o incentivo, o investimento e editais voltados para cultura em ambas cidades.


"Nossa proposta é pesquisar sobre os hábitos culturais dos itaboraienses e gonçalenses, suas necessidades, criticas e sugestões para o setor cultural, desta forma com base nas leis de direitos, apresentar projetos culturais na secretarias municipais e estadual, além de solicitar o apoio privado", disse Marcos Moura.


De acordo com a técnica em enfermagem, Isabella Nanubia, a realização da pesquisa é uma maneira de atrair possíveis investidores no fomento da cultura.


"Quando se realiza um pesquisa na sociedade mostra-se a necessidade de um povo por cultura e suas limitações para o consumo da mesma, possibilitando através de um sinal de alerta, a atenção dos investidores e do governo como num todo para essa necessidade", disse Isabella.


A pesquisa para a população de Itaboraí pode ser acessada através do link https://goo.gl/z3RZtR, já os gonçanlenses podem encontrar a pesquisa no link https://goo.gl/QVTspK .


O coordenador do Ponte Cultural, cineasta Alberto Sena, disse que a expectativa é que a pesquisa seja usada como base para ambas secretarias de cultura.


"O resultado dessa pesquisa pode servir de base para que o poder público haja de forma positiva nas demandas culturais dentro da cidade. Assim espero", disse Alberto.


Para a estudante de Artes e Designer, Kleicyanne Rangel, a pesquisa pode ser um caminhos para garantir o direito de acesso à cultura da população.


"O primeiro passo para fomentar e criar o acesso à cultura para a comunidade de uma região, é gerir dados que possam nortear as políticas públicas que caminhos deverão ser feitos para garantir que essa comunidade possa vivenciar a arte e a cultura de maneira ampla e universal. Por isso considero muito importante a iniciativa dessa pesquisa, mais do que somente levantar dados, irá possibilitar a elaboração de projetos para o acesso à arte, cultura e a memória do povo de Itaboraí", disse Kleicyanne.



Para mais informações acessem a página do Coletivo Ponte Cultural no Facebook.

47 visualizações0 comentário
bottom of page